terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Doenças associadas às diferentes Estações


Primavera
Com o fim dos dias cinzentos e com o desabrochar das flores, surgem os primeiros sintomas associados às doenças primaveris.
Na Primavera é comum o aparecimento de doenças respiratórias, como asma, bronquite e rinite alérgica, que atingem muitas pessoas e podem mesmo tornar-se num grave problema.
Nesta Estação é comum espirrar e lacrimejar devido à histamina, que é um importante mediador das respostas alérgicas na pele, no nariz e nos olhos.

Verão
Sol, praia, mar… poucos rejeitam os prazeres do Verão.
Além dos danos causados pelo sol (desidratação e insolação), há outros perigos evidentes nesta estação, e que merecem cuidado, como as micoses e inflamações nos olhos e ouvidos.
A probabilidade de ocorrência de doenças de origem alimentar, tais como infecções e intoxicações alimentares é maior nos meses de Verão, devido ao aumento da temperatura e da humidade que criam condições favoráveis à multiplicação das bactérias contidas nos alimentos. As doenças mais frequentes são as gastroenterites ou doenças diarreicas.

Outono
O fim das férias e o regresso do tempo frio e chuva é um sinal de tristeza para a maioria das pessoas, sendo o Outono a estação do ano onde há uma maior propensão para estados depressivos.
É com o Outono que surgem a maioria das doenças respiratórias, tais como Gripes, Constipações e Infecções respiratórias.
É também comum nesta altura o agravamento de todas as patologias relacionadas com o aparelho digestivo. Reaparecimento de algumas alergias e de um certo tipo de úlceras.

Inverno
A queda de temperatura anuncia a chegada de um período pouco confortável para a maioria das pessoas. É a época dos espirros, tosses e de outras consequências desagradáveis. São as chamadas doenças de inverno, ou seja, males que atacam com mais agressividade nos meses mais frios do ano: Gripes, Constipações, Amigdalites, Rinite, Asma, Bronquite, Infecções respiratórias.

Sem comentários:

Enviar um comentário