terça-feira, 21 de dezembro de 2010

ARMAS NATURAIS CONTRA AS AGRESSÕES DO INVERNO



Só existe uma forma de prevenir as infecções respiratórias tão frequentes no inverno - fortalecer o sistema imunitário.

Estas patologias podem manifestar-se em forma de gripes ou constipações, e também em quadros mais incómodos como faringite, bronquite ou pneumonias. Apesar de todos estarmos expostos às mesmas circunstâncias, nem todos adoecemos, uma vez que a resistência à doença depende do nosso sistema imunitário.

Não sendo possível isolarmo-nos dos vírus e bactérias, podemos fortalecer o nosso sistema imunitário recorrendo a plantas, suplementos naturais e, acima de tudo, promovendo hábitos de vida saudáveis.

Medidas saudáveis

- A dieta deve ser equilibrada e rica em vitaminas e minerais. Evite o excesso
de produtos lácteos (excepto iogurte e requeijão magro) e de hidratos de carbono, sobretudo os refinados, tais como o pão, a massa ou produtos de pastelaria, uma vez que estes favorecem a formação de mucosidades. O excesso de gorduras animais (excepto peixes gordos ricos em ómega 3) enfraquece o nosso sistema imunitário.

- Aumente o consumo de frutas, hortaliças, verduras e peixe.

- Alguns alimentos, como o alho e a cebola, o sumo de limão com mel, o rábano ou o alho-francês são úteis em caso de gripes e constipações.

- Beba muitos líquidos (excepto refrigerantes), uma vez que uma mucosa respiratória hidratada está mais protegida face às infecções e facilita a dissolução da mucosidade.

- Elimine ou reduza o tabaco. Os seus efeitos são prejudiciais, uma vez que
irrita as mucosas respiratórias, privando-as das suas defesas naturais. O tabaco consome uma grande quantidade de Vitamina C do nosso organismo.

- Mantenha bons hábitos de sono. O cansaço e o stress deprimem o sistema imunitário

-Pratique técnicas de relaxamento e exercício físico para evitar o stress.

-Evite as habitações e ambientes com aquecimento excessivo. As mucosas respiratórias secam. Se não tem possibilidade de evitar estes ambientes, coloque um recipiente com água para manter uma humidade adequada.
  
Plantas e suplementos naturais

- Equinácea - Destaca-se pelas suas propriedades anti-bacterianas, anti-virais, anti-inflamatórias e imuno-estimulantes. A sua utilização é muito frequente para prevenir ou aliviar gripes e constipações.

- Alho - É um potente anti-viral, e portanto muito eficaz no combate às infecções, além disso, fluidifica as secreções bronquiais e facilita a eliminação das mesmas.

-Tomilho - É um estimulante das defesas, uma vez que favorece a acção dos leucócitos. Também é muito útil em infecções respiratórias pela sua acção expectorante e anti-séptica.

-Sabugueiro -  As flores de sabugueiro são um dos melhores sudoríficos e depurativos que se podem utilizar em caso de estados febris. Contém
mucílagos que acalmam a tosse.

-Eucalipto -É uma das plantas mais efectivas que se conhecem para as afecções respiratórias. O óleo essencial que contém outorga-lhe propriedades
Anti-sépticas, expectorantes, balsâmicas e broncodilatadoras.

- Própolis - Possui múltiplas propriedades preventivas e terapêuticas. É antibiótico, anti-viral, anti-séptico, cicatrizante, anti-inflamatório, imunoestimulante e analgésico.

- Geleia Real. É um reconstituinte natural e estimulante das defesas.

- Pólen. É muito nutritivo, tonifica e aumenta as defesas do organismo. Tem uma potente acção antibiótica.

- Probióticos - São bactérias que mantêm a nossa flora intestinal saudável, favorecem a assimilação de todos os nutrientes, impedem o desenvolvimento
de germes nocivos, reforçam o sistema imunitário e produzem substâncias anti-microbianas.

- Vitamina C – É um poderoso antioxidante. Ao fortalecer o sistema imunitário, previne gripes e constipações e diminui a duração e a intensidade dos sintomas relacionados com estas patologias.

Lá diz o ditado: “ Mais vale prevenir que remediar”.

João Bravo

Sem comentários:

Enviar um comentário