domingo, 16 de janeiro de 2011

Emagrecimento Saudável

Por razões de estética e principalmente de saúde, são cada vez mais as pessoas que procuram perder peso. Em primeiro lugar, quem quer perder peso deve compreender o seguinte: ter excesso de peso pode ser menos prejudicial do que viver permanentemente em dietas, que propiciem flutuações constantes no peso – efeito “iô-iô”. Perdas e ganhos de peso consecutivos desencadeiam alterações do comportamento alimentar, alteram o nosso metabolismo dificultando mais ainda o desejado controlo do peso. Isto pode ainda desencadear problemas psicológicos, diminuição da auto estima, sentimentos de insucesso e frustração.


Excesso de peso e Obesidade
A obesidade e o excesso de peso são consideradas doenças crónicas associadas a um risco aumentado de outras doenças: diabetes, colesterol, triglicéridos, hipertensão arterial, doenças cardíacas e vasculares, ácido úrico, cancro, doenças osteoarticulares, problemas respiratórios, etc.



IMC – Índice de Massa Corporal
O Índice de Massa Corporal é o método mais utilizado para quantificar o excesso de peso, embora em consulta, sejam utilizados outros métodos mais sofisticados, e obtêm-se dividindo o peso de um indivíduo (em kg) pela sua altura (em metros) ao quadrado.

IMC = kg/m2

Classificação
IMC (kg/m2)
Baixo Peso
<18,5
Normal
18,5 a 25
Pré-obesidade
25 a 30
Obesidade
> 30



Principais Causas do Excesso de PesoO excesso de peso é causado pelo desequilíbrio entre as calorias que se consomem na alimentação e as calorias que são gastas pelo nosso organismo. O excesso de calorias é guardado no nosso organismo sob a forma de gordura. As causas mais prováveis do excesso de peso são:
- Comer em demasia;
- Praticar pouco exercício físico;
- Perturbações psicológicas;
- Genética;
- Doenças endócrinas.



Como Tratar a Obesidade
A primeira abordagem num caso de Excesso de peso passa pela alteração dos hábitos alimentares e pelo aumento da actividade física. Grande parte das vezes é preferível uma caminhada a sessões extenuantes no ginásio.

Devemos ter em atenção os seguintes conselhos:
. Comer moderadamente às refeições;
. Beber bastante água ao longo do dia;
. Mastigar bem os alimentos;
. Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas;
. Comer abundantemente legumes, saladas e hortaliças;
. Dar preferência a cozidos e grelhados;
. Evitar a ingestão de doces, bolos, fritos, folhados e gorduras.



Soluções Naturais
É indispensável o devido acompanhamento de um técnico de saúde, para que o seu tratamento seja bem sucedido. Neste aspecto os produtos naturais são uma solução válida devido à sua segurança e sobretudo à sua eficácia.

Os mais interessantes são:
- Alcachofra – um excelente drenante que ajuda a eliminar os líquidos acumulados;
- Chá verde – ajuda o organismo a “ queimar” as gorduras e a normalizar o colesterol;
- L-carnitina – ajuda na mobilização das gorduras e a controlar o peso;
- CLA – ajuda a transformar a gordura acumulada em músculo;
- Pinothin – um excelente corta apetite;
- Cáscara Sagrada – ajuda a eliminar gorduras devido á sua acção laxante.

Sem comentários:

Enviar um comentário